Você conhece arqueologia? Você já se perguntou o que faz um arqueólogo?
Garantimos que em algum momento de sua vida você já se deparou com temas que fazem parte do universo da pesquisa arqueológica. Pois o que a arqueologia faz é estudar os vestígios materiais que foram produzidos por pessoas em diversos momentos da história em variados locais ao redor do mundo, inclusive na nossa região, Sul de Santa Catarina. A partir destes vestígios, podemos entender como era o modo de vida de diferentes sociedades, assim, compreendendo as transformações culturais que se estendem da pré-história a contemporaneidade.
O tema da XI Semana de Ciência e Tecnologia (SCT) da UNESC é “Inteligência Artificial: a Nova Fronteira da Ciência Brasileira”, neste sentido, o V Workshop de Arqueologia, inserido na programação, entra totalmente em diálogo com esta temática visto que por meio do estudo que a ciência arqueológica faz a respeito dos povos originários e comunidades tradicionais sabe-se que a relação destes com o meio ambiente era de integração, desta forma a arqueologia é um mecanismo para evidenciar que nossa sociedade, pautada na esfera cientifica, tem muito a considerar sobre os conhecimentos tradicionais dos povos originários e comunidades tradicionais.
Este ano o V Workshop de Arqueologia que é oferecido pelo Laboratório de Arqueologia Pedro Ignácio Schmitz (LAPIS) do Programa de Pós- Graduação em Ciências Ambientais (PPGCA), Curso de Geografia, História e Ciências Biológicas, funcionará no formato de palestras, onde objetiva-se interligar a ciência arqueológica à diversas áreas de conhecimento.
Publico-Alvo e Local do Evento
V Workshop de arqueologia terá como foco alunos e professores do Ensino fundamental, médio, graduação e Pós Graduação sendo permitida a participação da comunidade por meio de aviso prévio (ver item inscrição).
Dados do Evento
Data: 27 e 28 de outubro de 2020, nos períodos vespertino e noturno.
Local: atividades online pelas plataformas youtube e google meet.
Atividades Ofertadas
Palestras
Aconteceram nos dias 27 e 28 de outubro. Ver horários em Programação.
- 01. Tecnologia cerâmica e arqueologia experimental.
- 02. Promoção do patrimônio histórico cultural por meio da gamificação.
- 03. Os Povos Indígenas La klano Xokleng e Guarani: 1) Mõg be, bebida tradicional do povo Laklãnõ; 2) O Xondaro: aspectos da formação física, comportamental e espiritual do povo Guarani.
- 04. Educação patrimonial: pré-história através da experimentação.
Inscrições
Escolas da região:
A participação no V workshop de arqueologia é gratuita. As escolas deverão realizar agendamento pelo e-mail lapis@unesc.net até 20/10/2020, informando quantidade de alunos, turno que pretende participar.
Acadêmicos e professores da UNESC/Participantes da X Semana de Ciência e Tecnologia:
Devem realizar a inscrição via programação do evento da XI Semana de Ciência e Tecnologia.
Comunidade em geral:
A participação nas palestras será permitida. Interesse em participação entrar em contato via e-mail: lapis@unesc.net. As palestras são abertas ao público.
Programação
Dia 27/10/2020 (terça-feira) – 14:00 hs
Educação Patrimonial: Pré-história através da experimentação com Prof. Pedro Filipe Mendes Cura – Investigador no ITM (Instituto Terra e Memória), e no centro geociências de Coimbra – Portugal.
Dia 27/10/2020 (terça-feira) – 19:00 hs
Promoção do patrimônio histórico cultural por meio da Gamificação com Profa. Ana Karen Rosado Teixeira – Colégio UNESC e Tutora do Curso de Pedagogia EaD UNESC, e, Prof. Dr. Gildo Volpato Professor do Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE) da UNESC.
Dia 28/10/2020 (quarta-feira) – 14:00 hs
Os Povos Indígenas La klano Xokleng e Guarani: 1) Mõg be, bebida tradicional do povo Laklãnõ; 2) O Xondaro: aspectos da formação física, comportamental e espiritual do povo Guarani com Leonardo da Silva Gonçalves ( Leonardo Werá Tupã) – Professor coordenador na escola indígena de ensino fundamental Amba-y-ju, e Walderes Coctá Priprá Mestranda em História, UFSC Florianópolis.
Dia 28/10/2020 (quarta-feira) – 19:00 hs
Tecnologia cerâmica e arqueologia experimental com Prof. Dr. André Luís Ramos Soares – Professor Associado, departamento de História, coordenador da Cátedra UNESCO Fronteiras e Migrações – Universidade Federal de Santa Maria.
Comissão Organizadora
- Juliano Bitencout Campos
- Paola Vieira da Silveira
- Marcos César Pereira Santos
- Ana Karen Rosato Teixeira
- Francine Lunarde
- Giovana Cadorim Votre
- Maria Augusta Freitas de Queiroz
- Vitor Ângelo Marcon
- Beatriz Casagrande
- Francielli Gomes Marcelino
- Gisele Rezende